O que é RPG?


Dia desses estava eu numa roda de amigos, quano abordarma o assunto RPG, " É um jogo de assassinato!", disse um," Uns cara loko fica rolando uns dado e viajando na maconha!" disse outro. Mas eu como belo jogador de RPG (ja faz uns 3 anos) Disse" Nada ve!! Não é nada disso". E eles perguntaram " O que é RPG então?". Pois bem para solucionar a duvida deles e de muitos outros que acham que é esse inocente jogo de NERDS rç é uma coisa de outro planeta aqui vai a explicação simples e lógica.

RPG é um estilo de jogo. Existem varias maneiras de jogar RPG, como nos videogames, por exemplo. Mas esse site trata de outro tipo de RPG, onde várias pessoas sentam em torno de uma mesa com fichas de papel, lápis e uma penca de dados estranhos para contar estórias. "Clique em leia mais para ler mais!"


Vou esclarecer melhor... A sigla significa “Role Playing Game” (“Jogo de Interpretar Personagens”). Isso quer dizer que cada jogador deve se passar por um personagem durante o jogo. É como brincar de Barbye (que me desculpem meus amigos machistas), você finge ser a boneca, fala por ela, inventa estórias etc.

Mas então RPG é só isso? Simplificando sim. Porém os jogos de RPG possuem regras. Elas servem para limitar as ações dos personagens. Se você alguma vez em sua vida brincou de policia e ladrão, já deve ter participado de uma daquelas longas discuções para decidir se aquele tiro com o dedo acertou ou não o seu amigo. Pois é para evitar esses conflitos que existem as tais regras. Observe o exemplo:

João: “Meu personagem pula de um prédio para o outro!”.

Vitor: “Como assim? São 30 metros de distância!!!” .

As regras servem para limitar esse tipo de ação. E para comandar tudo isso existe o Mestre do jogo. Ele funciona como o narrador de um livro. Cabe a ele descrever o ambiente em que os personagens estão, propor os problemas que eles tem que resouver, controlar todas as ações dos personagens coadjuvantes, incluindo os vilões e fiscalizar o cumprimento das regras. O Mestre é responsável por criar a maior parte da estória. Ele descreve a cena para os outros jogadores, que por sua vez, dizem-no o que seus personagens irão fazer. Veja o exemplo:


Mestre: “Vocês estão no último andar de um prédio. Atrás de vocês, um grande lobisomem se aproxima afiando suas garras. O que vocês fazem?”

Helder: “Eu pulo do prédio!!!”.

Lucas: ”Eu peço para que ele se acalme”.

Nessa situação, o mestre poderia pedir para o jogador, cujo personagem pulou do prédio, que fizesse um teste para saber se ele sobreviveu à queda. Esse teste normalmente é feito rolando um dado e comparando o resultado com as estatísticas de jogo que estão anotadas na ficha dos personagens. Dependendo do resultado o mestre determinaria as conseqüências.

As regras do jogo variam de um RPG para outro e o conjunto dessas regras é chamado de "sistema". O sistema de RPG mais famoso da atualidade é o D20 utilizado em vários jogos e derivado do Dungeons and Dragons, primeiro RPG criado.
Um RPG não tem vencedores ou perdedores. Na verdade, a palavra jogo só é usada por falta de um termo melhor. Apenas a diversão de fazer parte de uma estória repleta de aventura é o bastante.

No RPG não existem vencedores ou perdedores: ele é um jogo totalmente cooperativo onde todos se divertem. Além da imaginação e da criatividade, ele estimula o raciocínio, a leitura, o trabalho em grupo, a socialização e conhecimentos variados.
Hoje o RPG é usado em várias áreas além do entretenimento, como Educação, Ludoterapia e Recursos Humanos. Ele é um dos poucos jogos recomendados pela NASA, justamente por estimular o trabalho em equipe e não a competição. (Fonte Daemon Editora e 3 D&T online )

Então o que você esta esperando? Pegue logo seu dado d20 e vai ser astronauta filho! XD



Add o chat no MSN|Entre na Comunidade do ORKUT |Me siga no TWITTER


COMENTE E VOTE!!

1 Comentários:

Archie disse...

hsuashaushasuhasu ótimo!!!!!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google para aparecer seu AVATAR.
Se você é novo(a) por aqui, leia os Termos.
Você também pode usar algumas tags HTML.
Obrigado pela visita!!