Recordes dos Insetos

Olá, sou o Gustavo, novo autor no Bagunzi!

Sobre a terra, não há lugar onde não se encontrem insetos, mesmo nos extremos pólos (nos meses mais quentes).

Veja alguns recordes curiosos desses pequenas criaturas:



O mais rápido

Em 1994, o pesquisador Butler mediu a velocidade de 145 Km/h de machos da mutuca Hybomitra hinei wrighti, durante um vôo de perseguição a uma fêmea para realizar a cópula. Isto que é
disposição !!!





O mais velho


Alguns insetos levam muito tempo para completar seu ciclo de vida. Por exemplo a espécie Buprestis aurulenta, um coleóptero, cujas larvas levam normalmente de 1 a 3 anos para completar seu desenvolvimento, no entanto, foi verificado que esta mesma espécie levou 26 anos para emergir o adulto em madeira de construção.





O maior

O Titanus gigantus, além de ser o maior besouro é também o maior inseto, o mais pesado e o maior invertebrado voador conhecido. Vive na Floresta Amazônica, mede 22 centímetros de comprimento e pesa 70 gramas.








O mais lento

Em 1918, Demoll relatou que o inseto que voava mais devagar era a mariposa Sphingidae Macroglossinae Hyles . Sua velocidade era de 53,6 Km/h. Mas estas medidas foram tiradas usando-se um cronômetro enquanto a mariposa atravessava uma sala em direção a uma janela. Devido ao ambiente artificial, seus resultados são discutíveis.



O menor

As minúsculas vespas da família Mymaridae são provavelmente os menores insetos do mundo. A Dicopomorpha echmepterygis é uma espécie costarriquenha que parasita ovos de outros insetos. Os machos medem menos de 0.139 mm








O mais longo

O Phobaeticus chani é um bicho-pau de 56,7 centímetros, o inseto mais logo do mundo. É encontrado na Malásia, na Ilha de Bornéu.








O mais forte

O inseto mais forte e também o animal mais forte proporcionalmente é o besouro rinoceronte, ou besouro hércules. Ele vive na América do Sul e pode carregar nas costas até 850 vezes o seu peso. Se um ser humano fosse tão forte assim, poderia erguer três elefantes - peso equivalente a 12 toneladas.






O mais barulhento

Os insetos mais barulhentos são as cigarras. O som agudo éum chamado de acasalamento emitido pelos machos. O canto de algumas espécies pode atingir até 120 decibéis. Elas possuem até um tendão que reage dobrando os tímpanos para que não haja danos causados pelo som.





O que se mexe com a maior rapidez

As formigas da espécie Odontomachus bauri, ou formiga de estalo mordem a uma velocidade de 100 km/h – 2,3 mil vezes mais rápido que um piscar de olho. Elas vivem nas Américas Central e do Sul e também podem usar sua mordida poderosa numa superfície dura causando um impacto que as arremessa para o alto, para fugir de predadores.








A cópula mais espetacular

A abelha produtora de mel (Apis mellifera) ganhou o título do inseto que possui o acasalamento mais espetacular. Isto se deve pelo fato de um "cometa" de zangões perseguirem a fêmea e o ganhador, depois do amor, perder parte de seu corpo e morrer logo em seguida. A cópula ocorre durante o vôo, sendo que a rainha pode copular várias vezes. Infelizmente o mesmo não acontece com o zangão.

O que salta mais alto

A cigarra da espuma (Philaenus spumarius) de apenas 6mm de comprimento podesaltar até 70 centímetros -- mais de 100 vezes sua própria altura. Isso seria o equivalente de um homem que saltasse uma altura de 200 metros, ou um prédio de cerca de 70 andares. A velocidade atingida pelas cigarras da espuma chega a cerca de 14 km/h, o triplo do índice alcançado pelas pulgas.


O mais dorminhoco

A mariposa Prodoxus yinversus (Lepidoptera: Prodoxidae) é o inseto que permanece mais tempo em diapausa, situação semelhante a da hibernação dos ursos. Em condições de laboratório os adultos destas mariposas emergiram 19 anos após a coleta.





O que bate suas asas mais rápido

Um mosquito do gênero Forcipomyia (Diptera: Ceratopogonidae) atinge uma frequência de batimento de asas de 1046 vezes por segundo






Fonte: Blog do Caos


0 Comentários:

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google para aparecer seu AVATAR.
Se você é novo(a) por aqui, leia os Termos.
Você também pode usar algumas tags HTML.
Obrigado pela visita!!